segunda-feira, 10 de abril de 2017

Natal-RN o eterno ponto estratégico. - Introdução

Natal-RN o eterno ponto estratégico. (Introdução)
Uma análise estratégica (NAT-SBSG-SGA)
PDF 906


No caminho com Maiakóvski
"[...]
Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"


Natal-RN o eterno ponto estratégico. Uma análise estratégica (NAT-SBSG-SGA). Uma análise política e estratégica a partir de Natal/RN, em função da sua posição geográfica e estratégica para o mundo.


NAT (sigla internacional da cidade para o porto e o aeroporto. SBSG (sigla internacional para aeroportos, sem necessariamente com uso comercial. SGA (São Gonçalo do Amarante), a localização novo aeroporto do estado: ASG (Aeroporto de São Gonçalo), onde permanece o desejo de instalar-se um HUB..
Alguém já imaginou, ou pensou na possibilidade de pousos de Galaxys e Antonovs em SGA, para ocupar o território com interesse de exploração do pré sal ??. Seria o cúmulo da idiotice ter acreditado na ideia de um HUB, com apoio da LAN Chile e da TAM..
Os alemães experimentam e observam semanalmente o aeroporto com cargas. e levam frutas "recheadas" de água. .Operam com grandes aviões de cargas. Cargas com pouca vida útil, pouca validade, sem valor; Avaliam o aeroporto, as rotas e quantidade de cargas. Importamos Perier e Pelerini.
No porto navios partem abarrotados de sal marinho, outra carga sem valor. Transportam enormes quantidades de sal barato, para espalhar nas ruas cobertas de neve, Em contrapartida importamos sal do Himalaia.
Um dia foram os franceses e italianos que fizeram os primeiros voos entre Europa e A do Sul. E trouxeram um pedaço de metralha de Roma como presente. Depois foram os americanos que chegaram e construíram um aeroporto, a princípio militar, com o argumento de que precisavam salvar o mundo. Agora o mundo clama por água e combustível.
Antoine de Saint-Exupéry, o escritor de O Pequeno Príncipe, foi geógrafo e aviador, tendo feito viagens passando por Natal, ficou conhecido pelo povo mais humilde como Zé Perry, dada a dificuldade em pronunciar seu nome. E Exupéry foi um grande cômico e estrategista ao observar o mapa do Rio Grande do Norte que assemelha-se ao contorno de um elefante. O rio Potengi ao percorrer o estado assemelha-se a uma cobra ou serpente. E no livro O Pequeno Príncipe, Exupéry mostra um desenho com um elefante dentro de uma cobra, o inverso do visto no mapa.  Sobre baobás encontrados na região, permanecem dúvidas, se foram sua inspiração, já que também viajou por regiões da África, o local de origem dos baobás. O vulcão do planeta, também pode ser o pico do Cabugi.
Um estudo comparado do pequeno planeta, e o pequeno estado pode ser mais aprofundado.


RN, 10/04/2017

Assinatura blog forum.jpg

Nenhum comentário: