segunda-feira, 17 de junho de 2013

Meteorologistas, feiticeiros e pajés. (2)


Meteorologistas, feiticeiros e pajés. (Parte 2)

 

Enquanto o sertanejo vai mandando pedidos, mensagens e agradecimentos a São Pedro e São José os profissionais da meteorologia já soltaram balões sondas e rádios sondas que foram rastreados em sua trajetória de ascensão em direção ao céu. Sendo seus dados coletados e enviados a outras estações meteorológicas, onde as informações serão plotados em gráficos e mapas. O dia de São José já teve uma maior importância, quando era feriado nas cidades do interior. Com a redução de feriados nacionais, o dia não foi esquecido pelo sertanejo.

Dados vindos de sondagens atmosféricas, por balões meteorológicos são lançados em formulários para uso futuro. E anotados (plotados) em gráficos com o nome de Skew T Log Pi, um gráfico de uma atmosfera padrão, que depois de totalmente plotados e analisados podem fazer entender o comportamento das camadas superiores da atmosfera e estimar o tempo na localidade de soltura dos balões, normalmente em aeroportos, uma previsão para as próximas horas, fundamental para aviação

Meteorologistas e climatologistas tem se reunido para discutir a seca do NE. Com certeza suas analises e opiniões para o futuro servirão para administrações municipais, estaduais e federais traçarem suas estratégias de promessas em campanhas eleitorais. A transposição do Rio São Francisco muda os rumos do rio e os destinos das águas a cada momento político.

Hoje os tempos são de alta tecnologia que permitem reuniões a distancia com vídeo conferencias, sem a necessidade presencial de todos os participantes. Basta ter um acesso a internet que todos poderão participar ao mesmo tempo, inclusive com interferências ao palestrante em tempo real.

O clima muda a cada momento, o tempo que faz na data de hoje não é o mesmo desta mesma data em outros anos. Algo, mesmo que seja minusculamente imperceptível mudou, e muitos anos depois serão notados os acúmulos destas pequenas mudanças.  

A ordem social atual é a preservação do meio ambiente. e o quanto menos viagens acontecerem, menos combustível de origem fóssil serão utilizados, e menos poluentes serão lançados na atmosfera, o que justificaria uma teleconferência para discutir o que está acontecendo e já se sabia que ia acontecer.

 

 

 

 

RODAPE

 

Artigos relacionados:

Meteorologistas, feiticeiros e pajés.

Meteorologistas, feiticeiros e pajés. (Parte1)

Meteorologistas, feiticeiros e pajés. (Parte 3)

 
Natal - Parnamirim/RN ─  27/05/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Cientista Social
Jornalista Científico
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

 

 

Nenhum comentário: